domingo, 16 de dezembro de 2007

"Ensino Apostilado e a Venda de Novas Ilusões"

A introdução da apostila como substituta/complemento do LD, principalmente em escolas particulares, é um fenômeno recente, os donos de escolas particulares viram abertas as alternativas de ampliação de sua área de atuação e de retorno de investimentos , com a produção de seu próprio material didático,baseando-se no alto custo dos livros no Brasil , má qualidade de materiais disponíveis ,inadequação dos LDs ao contéudo.Assim a apostila ganhou seu espaço.
O LD no Brasil, não possui uma história do Brasil, tais mudanças nem sempre buscaram atender às necessidades de uma escola. A partir de 1930 o LD passa a ser produzido ,em 1938 é criada uma comisão nacional do LD. Na década de 60 é assinado acordos com o MEC/USAID que, dentre outros objetivos , possibilitaria a distribuição de milhões de LDs no Brasil gratuitamente.No início da década de 80, boa parte do livros indicados para a utilização na escola pública foi considerada de má qualidade. É nesse contexto que se dá o surgimento das apostilas ,desse modo ela se popularizou por possuir qualidades nem sempre presentes nos LDs, considerandos limitados e ultrapassados.
A alquimia das apostilas é feita a partir de algumas diretrizes gerais como: agrupamneto de disciplinas/aulas/ conteúdos de 8ª série e 1° ano do ensino médio ,os conteúdos das diversas disciplinas organizados por professores e alunos e a organização das aulas .
Portanto, os conteúdos das apostilas vão além da memorização de algumas informações estanques ,a aprendizagem ,por sua vez, é em muito dificultada pela falta das redundâncias textuais que facilitam a compreensão. Em primeiro lugar , o simplismo dos conteúdos onde o mesmo é mais acentuado na 3ª série por ser mais resumido, em segundo lugar os exercícios que não visam ao aluno à compreensão ou a fixação . O professor é o mediador e o aluno é aquele que acumula informações e o ensino apostilado atendeu a" venda de ilusões" , até que uma alternativa mais interessante venha a ser criada.

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