segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

PCNs, Gêneros e Ensino de Língua: Faces Discursivas da Textualidade

Os PCNs , pretendem discutir as diferenças existentes entre gêneros discursivos e tipologias textuais, bem como algumas consequências para o ensino das práticas de leitura e produção de textos, pois a linguagem envolve o indivíduo, história, cultura e sociedade, em uma relação dinâmica entre produção, circulação e recepção de textos. Os conceitos bakhtinianos tem a vantagem de valorizar o corpus e despertar no leitor a capacidade de dialogar, a partir de sua materialidade, de suas particularidades, surpreender nas incontáveis formas asumidas pela língua.
A língua é um sistema de signos específicos, o signo como um material semiótico-ideológico , os gêneros seria o repertório das formas de discurso na comunicação socioideológica e a enunciação como um produto de interação social. Qualquer enunciado fatalmente fará parte de um gênero. E só a partir desses antecedentes que se pode compreender gêneros discursivos, seu papel em relação às atividades humanas, aos movimentos da linguagem, seu papel no ensino e no aprendizado da língua. Não se pode falar de gêneros sem pensar na esfera de atividades em que eles se constituem e atuam, aí implicads as condições de produção, de circulação e de recepção.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Daniela, esqueceste de citar nos teus resumos os autores dos textos que lestes, não?

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Tânia