segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A produção em diferentes perspectivas teórico-metodológicas

A pesquisa dita tradicional


Práticas escolares pouco mudaram em muitas instituições de ensino.


1.Tema: Autonomia Relativa


Raros alunos tinham meios de comprar livros, pois já continham limites e condutas preestabelecidos que seguiam os preceitos de Aristóteles. Os alunos eram obrigados a memorizar regras de gramáticas, a compreensão não era indispensável para o conhecimento, ler e escrever não consistia em produzir.



1.1 A perspectiva centrada no aspecto linguístico


A Linguística Textual contribui para passar de frases para textos, como uma soma de frases .Visto desse modo, o texto tem as seguintespropriedades: coerência, coesão, informatividade, situacionalidade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade, o texto deve ser tomado no seu contexto de enunciação. No que diz respeito a produção os objetivos são as estratégias de intervenção que o professor desenvolve nos alunos em seus escritos.


1.2 A perspectiva centrada no aspecto cognitivo


A aquisição de uma língua passa a ser considerada como um processo no qual a compreensão tem papel central e o indivíduo tem papel de primeiro plano em sua aprendizagem.

1.3 A perspectiva centrada na enunciação e no discurso


Teorias da enunciação e da pragmática analisam os discursos , as reflexões sobre a leitura e escrita , não se podE fixar apenas nos aspectos estritamente linguísticos ou cognitivos e propõem levar em conta a situação de uso e o discurso.


1.4 A perspectiva centrada no discurso e no sujeito discursivo relativamente autônomo


O homem dialoga e afirma, leva-se em conta as atividades da fala, enunciação e da pragmática não prestaram atenção à dimensão social , cultural e histórica desse homem, como produção responsiva ativa seria, portanto, a contunuidade dessa atitude que se inicia na compreensão e se desenvolve para além de um novo texto produzido ,considerado, dessa forma, não como produto mas como parte de um processo que se estabelece na interação verbal e não verbal e que não se conclui na materialiddae dos textos.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Danieli, os aspectos destacados resumem bem o texto lido.

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Tânia